quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O Brasil segundo a "Vanity Fair"


Da coluna Gente Boa - O Globo (05/08/2007)


Joaquim Ferreira dos Santos


A Revista "Vanity Fair", bíblia do estilo internacional, já colocou sua edição de setembro nas bancas - e o Brasil é a grande estrela. Fotos de Mario Testino reúnem de Caetano a Camila Pitanga.Os americanos adoraram, embora de um jeito próprio, a gente brasileira.

Um trecho: "O presidente do Brasil é um quase analfabeto que saiu da pobreza para governar um país que faz tudo o que Hollywood gostaria de contar, toda postura hedonista, toda a cara manutenção da beleza, todas as armadilhas da disponibilidade sexual. Todas as coisas que são tão falsas em nossa sociedade, eles têm de verdade. No Brasil, eles não sentem dor, nem responsabilidade. Tudo o que eles sentem é inflar grandes expectativas e bundas. É o país mais vaidoso do mundo, valendo-se de sua aparência, seu bronzeado, seus glúteos e seus biquinis. Basta olhar senhoras de 60 anos caminhando na praia, encolhendo a barriga. Há equipamentos de ginástica nas ruas. O Brasil se olha todo dia no espelho e ama, adora o que vê. Imagine o que é se sentir assim."
Foto da capa no site de O Globo, com a legenda: " Revista convoca o leitor para conhecer "as novas garotas (e garotos) de Ipanema". (Foto: Reuters).