sexta-feira, 4 de maio de 2007

Sem tempo

Muito interessante o artigo do Carlos Heitor Cony, nesta sexta-feira na Folha de São Paulo. Vai ao encontro de minha idéia escrita ontem, sobre a provável aproximação de alguns integrantes do PSDB com o presidente Lula. Não no aspecto sucessão, mas na questão da administração pública, no se fazer mais do que pirotécnicas apresentações e, de fato, governar. Cony, em um texto magistral como sempre, levanta o aspecto da falta de tempo dos homens públicos. Basta que sejam guindados a algum cargo executivo e assumem imediatamente um sem número de atividades sociais, ficando sem tempo para fazer exatamente aquilo para o que foram eleitos ou indicados. Administrar ou atuar como executivo acaba ficando para segundo plano, enquanto se dedicam a aparições em atos públicos e sociais, palestras, viagens e mais viagens, conferências, etc.
Cito novamente o pensamento de Lula ao Aécio Neves. "Abriu a urna a nossa obrigação ( o grifo é meu) é governar o Brasil e o Estado para todos", disse o presidente na abertura da Expozebu 2007, em Uberaba (MG). O complicado é o tempo que o País - vale para o Estado e o Município, - leva para deslachar após uma eleição. Passa-se quase um ano, senão mais, para se começar a tal administração. Se há a mudança partidária então, engavetam-se projetos do antecessor, iniciando-se novos estudos para os velhos problemas que continuam sem solução. Vai daí o buraco em que se encontram a Saúde, a Educação, a Segurança Pública, só para citar os setores mais emergentes.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Nova Corrida já Começou?

Na abertura da Expozebu 2007 (Exposição Internacional de Gado Zebu), em Uberaba (MG), no último final de semana, houve mais do que boa vontade na conversa entre o presidente Luís Inácio Lula da Silva (ainda PT) e o governador mineiro Aécio Neves (PSDB).
A troca de gentilezas faz supor que a corrida presidencial já está mais do que iniciada e que Lula poderá dar seu apoio a Aécio. Isto sem considerar que a reeleição poderá cair nesse meio tempo, como sugerem alguns analistas políticos, permitindo até que Lula seja novamente candidato. Tudo é possível nestes tempos sem lei.

Durante o evento Aécio fez as honras da casa e enfatizou sua adesão. "Pertencer ao partido de oposição central, como é o meu caso, não impede que nós construamos, juntos, projetos que ajudem a melhorar a qualidade de vida da nossa gente".
Lula não ficou atrás ao concordar: "O Aécio disse bem esta questão de que (a briga) de partidos políticos termina quando se encerra o processo eleitoral. Abriu a urna a nossa obrigação é governar o Brasil e o Estado para todos", disse. Não sabemos o que eles estão esperando ...

Bom seria que realmente o país fosse bem governado e os escândalos em pauta averiguados com rigor, sejam a que partidos políticos pertencerem seus autores. Estão aí, só para lembrar alguns, a compra de ambulâncias, a questão dos bingos, a CPI do Apagão, a troca-troca de partidos e por aí vai.

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Não vá mais "de encontro" à língua

Você está com dúvidas sobre a língua portuguesa? Seus problemas acabaram. A ABL (Academia Brasileira de Letras), criada para cultivar e defender a língua portuguesa, vai ajudar aqueles que querem saber melhor nosso idioma. Assim, as dúvidas na hora de escrever já não serão empecilhos para estudantes, jornalistas ou qualquer outro que deseje registrar suas idéias, escrever uma carta ou até falar em público.
É fácil. Basta acessar o site
www.academia.org.br, clicar em Nossa Língua e depois em ABL Responde. Só nos três primeiros dias de funcionamento do serviço, surgiram mais de 600 questões. Por isso, no link “ABL Responde” há os passos a serem dados para fazer a pergunta. A resposta não é imediata, mas virá em no máximo quatro dias. Os acadêmicos – quem coordena o projeto é Evanildo Bechara, autor de diversas gramáticas – avaliam que escrever corretamente não é difícil. O português é que é mal ensinado nas escolas e ainda pior falado. Falta às pessoas conhecerem a riqueza do idioma, que é um dos mais bonitos e praticá-lo corretamente.