sexta-feira, 12 de abril de 2013

Córrego dos Macacos: retaliação ou incompetência?

Como usuaria do local de caminhada e lazer do Córrego dos Macacos, o chamado parque linear, fico irritada e entristecida pelo descaso da atual administração municipal de Mogi Guaçu.
Já se passaram os 100 dias da chegada ao poder e além dos insistentes recados de que "não há dinheiro" ou não há isto ou aquilo, esse parque que atende moradores da Zona Sul e de muitas outras regiões - sem falar de peregrinos de outras cidades que visitam o Santuário de Santa Rita de Cássia -, está no mais completo abandono.
As toceiras de mato sobem nas laterais dos bancos mais de metro e meio, invadem a calçada e logo irão estragar o calçamento. Depois da depredação completada, é claro que não haverá recursos para refazer o que for estragado. O lixo é espalhado pelo mato - lógico por culpa da população, embora as lixeiras muito pequenas estejam repletas até a boca - porém, diante do descaso do poder municipal, quem vai respeitar? Quase não se vê da calçada o lago para pescaria ainda utilizado pelos moradores. Há bancos quebrados e com certeza usuários de drogas estão invadindo o matagal e outras dependências esportivas.
Por que o poder municipal não cuida desse local? Já vi, algumas vezes, um morador com uma enxada tentando liberar, pelo menos, o trecho mais próximo a sua casa. Então, há quem queira ver o local limpo e arrumado. Se houvesse uma reunião com a comunidade poderia se estimular o cuidado e a conservação do local, embora a capina seja obrigação da Prefeitura.
Vale lembrar, ainda, que às margens do córrego e do parque existem escolas públicas e muitas crianças e suas famílias transitam por ali. Tanta sujeira é capaz de atrair não só mosquitos da dengue como outros insetos e animais nocivos a saúde. Quem liga?
O que mais impressiona é que o parque já esteve mais bonito e conservado. Lógico, foi cartão de visitas e de votos da administração anterior. Mas, será que os moradores, a população tem culpa disso?
Parece até que se quer punir os eventuais eleitores ou comparsas (ops!, isto é, correligionários) do antigo prefeito que residem naquele lado da cidade. Para tanto, vale penalizar todo mundo, esquecendo-se que a população em sua maioria quer apenas o que lhe é de direito: ter um local de lazer e descanso em condições de uso.
Em uma comunidade civilizada ideal seria o mínimo que se espera de pessoas comprometidas com o bem comum e que se elegeram ou aceitaram cargos na administração atual "para fazer e trazer algo bom para a cidade". Acredite quem quiser!

Um comentário:

Anônimo disse...

Аfter goіng over а handful οf the blog posts on your
blog, І truly lіke your techniquе of wrіting a blοg.
I saved as a favorite it to my bookmark wеbsitе liѕt anԁ will
bе checking back soon. Please vіsіt my wеb site tοo and let me
knоw how you feel.

Ηere iѕ mу web blog - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php